A atriz Natália Fonseca sempre foi apaixonada por histórias infantis. Desde criança, ela se imaginava dentro dos mundos mágicos criados por autores e se perguntava como os escritores começam a escrever uma história. Agora, ela decidiu transformar sua paixão em realidade, escrevendo um livro ilustrado para crianças.

Do Palco para as Páginas: O Livro que Nasceu no Teatro
O livro, que ainda não tem título definido, é baseado nos roteiros que a professora de teatro Natália Fonseca criou para o público infantil. Com ilustrações coloridas e uma história envolvente, o livro promete levar as crianças a um mundo de fantasia e aventura.
“A ideia de escrever um livro surgiu quando eu estava trabalhando em um espetáculo de teatro para meus alunos apresentarem”, explica Natália. “Eu percebi que as histórias que eu criava para o teatro poderiam ser adaptadas para um livro, e assim, eu poderia alcançar um público ainda maior, ao desdobrar os detalhes da obra.”

Natália acredita que o livro será uma ótima opção para pais e educadores que buscam materiais de leitura de qualidade para crianças. “Eu sempre me inspirei na literatura para criar minhas contações de histórias e montar espetáculos de teatro. O livro é uma forma de levar a magia do teatro para as crianças, mesmo quando elas não estão assistindo a um espetáculo. Então pensei que poderia fazer o caminho de volta: transformar o espetáculo teatral criado por mim em um livro “, diz ela.
O livro não tem previsão de lançamento neste primeiro semestre. A artista pretende lançar através de leis de incentivo à cultura e já está gerando expectativa entre os alunos que fizeram parte deste processo criativo. “Meus alunos estão empolgados com esta possibilidade, pois conhecem os personagens da história e estão felizes com meu sonho”, afirma Natália.
A Trajetória artística:
Filha do cantor e compositor Binho Geraes e neta da teatróloga Naná Fonseca, ambos in memorian, Natália Fonseca cresceu imersa no universo das artes. Desde criança, destacava-se nas apresentações escolares, e esse brilho precoce foi alimentado pela influência direta de sua família, ladeada por artistas, que sempre a incentivaram a seguir a carreira artística. Embora tenha nascido em Itabira, onde também foi berço do poeta maior, Carlos Drummond de Andrade, atualmente Natália é um nome reconhecido no cenário cultural do Vale do Aço, e uma das grandes defensoras da educação e formação teatral na região. Atualmente graduanda em Licenciatura em Teatro pela Universidade Leonardo da Vinci, Natália iniciou sua trajetória artística ainda jovem, ao frequentar aulas de teatro no Sesc em Belo Horizonte. No entanto, foi em Ipatinga, sua cidade adotiva, que consolidou sua carreira, com destaque para sua participação nas oficinas de teatro da Casa Cult em 2016, um importante espaço cultural que remonta o legado do Grupo de Teatro Cleyde Yáconis, fundadopor Darcy Di Mônaco. No mesmo ano, Natália ainda fez parte da montagem Teatro Nervoso, uma obra de Luiz Carlos Góes, encenada no Teatro Zélia Olguin. Entre os anos de 2016 e 2017, Natália integrou a primeira formação do grupo Teatro Nervoso. Logo se destacou como atriz no circuito regional.
Sua dedicação ao teatro, juntamente com o grupo, fez com que conquistassem importantes premiações no Festival de Artes Cênicas de Conselheiro Lafaiete (FACE) em 2018, onde o espetáculo Rejeitos, dirigido por Camila Vaz foi aclamado como Melhor Drama Nacional. O espetáculo com tom de denúncia, trazia o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, como tema central. Além do grupo ter sido agraciado com vários prêmios, recebeu várias indicações naquela edição do festival.
Em 2020, Natália Fonseca participou do FENTA (Festival de Teatro de Governador Valadares), onde compôs, junto com os alunos da Escola Municipal de Artes Cênicas (EMAC) de Ipatinga, o espetáculo Versos do Outro em Mim, dirigido por Pedro Barroso. Sua interpretação apaixonada e marcante no palco lhe rendeu uma indicação como Melhor Atriz na Categoria Palco, um reconhecimento que evidenciou ainda mais o seu talento e versatilidade como atriz. Essa indicação foi um reflexo de sua dedicação ao teatro e de sua capacidade de mergulhar nas profundezas das personagens que interpreta, conquistando o público e a crítica com sua performance envolvente.
Além da carreira como atriz, Natália se aventurou pela área da produção cultural. Em 2020, em meio ao isolamento social da pandemia da COVID-19, foi produtora executiva da 2ª edição do Projeto Música e Vida – Especial de Natal, realizado via Lei Aldir Blanc em Ipatinga, com participação do instrumentista Wellington Cristo e do assistente de produção Alisson Galeno. No mesmo ano, também se destacou como comunicadora no talk show da rádio Jhony City 104.1FM e aprofundou seus conhecimentos na elaboração de projetos culturais por meio de oficinas e cursos especializados.
Desde 2022, Natália tem se dedicado ainda mais ao ensino de teatro, assumindo o cargo de Educadora Artística na Rede Municipal de Ensino de Ipatinga. Ela leva para a sala de aula sua experiência e paixão pelas artes cênicas, compartilhando seu conhecimento com as novas gerações e contribuindo para a formação de futuros artistas. Em 2024, seu talento se reflete também em sua primeira participação no curta-metragem A Outra Filha, onde interpreta a personagem principal Ângela, uma advogada, esposa e mãe exigente. Neste mesmo ano deu sua contribuição no espetáculo O Corpo que Habito, com direção de Sueli Guerra, e na oficina O Corpo que Habitamos, dirigida por Alessandro Brandão e Daniel Chagas, da Cia da Ideia(RJ), realizados no Centro Cultural Usiminas.
A busca constante por aperfeiçoamento e novas experiências é uma marca da carreira de Natália. Ela investe seu tempo em busca de conhecimentos em cursos e oficinas como o Curso Técnico de Palco PTAC Usiminas e o curso de Dramaturgia com Márcio Abreu, mímica com Luis Lois, teatro de objetos com Sandra Vargas e oficina “Ferramentas para o Circo Contemporâneo” com o Coletivo Nopok, sempre aprimorando seu repertório artístico e expandindo seus horizontes profissionais.
Recentemente a atriz esteve em São Paulo, capital, para fazer o curso livre de férias Da Boca de Cena ao Close, com foco em preparar atores para o audiovisual. O curso foi realizado no Instituto Célia Helena e dirigido pelo mestre em teatro Zeca Bittencourt. “Fazer personagens no teatro é uma coisa, já no cinema e tv é outra completamente diferente. Eu que venho da comédia e de montagens de espetáculo infantis, sinto uma diferença muito grande de quando faço um papel para o audiovisual, justamente por reduzir muito as caras, bocas, gestos e movimentos exagerados que faço no tablado”, destaca Natália Fonseca.
Com quinze anos de uma carreira construída por meio de muito estudo, dedicação e paixão, Natália Fonseca não é apenas uma atriz talentosa e modelo fotográfica, mas também uma educadora comprometida com o futuro das artes cênicas. Seu trabalho segue impactando a cultura local, não apenas como intérprete, mas como uma verdadeira mentora para crianças e jovens artistas de sua cidade e além.
“Natália resume seu legado: ‘Levo o teatro para a sala de aula e agora para os livros’. Seu próximo passo? Concluir o livro infantil e buscar patrocínio via editais. Acompanhe seu trabalho: @natalia_fonseca_____













