Já teve início a segunda edição da CineVale – Mostra de Cinema Ambiental do Vale do Rio Doce. Segundo Alexandre Luna, realizador do evento, a mostra começou impulsionada pela necessidade de conectar pessoas e estimular reflexões que inspirem ações em favor do meio ambiente. A iniciativa se beneficia pela linguagem cinematográfica para abordar sustentabilidade, tema que ele considera bastante pertinente.
A programação terá exibições de curtas-metragens e de longas de variados gêneros. De 3 a 8 de julho, a mostra será nas escolas Haydée Maria Imaculada Schttini no bairro Ideal, Professora Maria Antonieta no Bom Jardim e Escola Municipal Professor Mário Casassanta no Ipaneminha.
As projeções ocorrerão também ao ar livre nos dias 4 e 5 de julho no Parque Samambaia, no bairro Bom Jardim e no dia 9 de agosto na Praça do Ipaneminha.
ITINERÂNCIA
A Mostra acontece nos dias 4 e 5 de julho, de 19h às 21h30, com a exibição de curtas-metragens e longa-metragem, no Parque Samambaia, no Bom Jardim. No dia 9 de agosto, na Praça do Ipaneminha, zona rural em Ipatinga, o evento ganha sequência com a exibição do curta produzido pelos alunos da oficina na escola, e um longa-metragem. Todas as sessões serão abertas com a apresentação de curtas produzidos pelos alunos durante a oficina de audiovisual.A CineVale – Mostra de Cinema Ambiental do Vale do Rio Doce é uma realização do produtor cultural Alexandre Luna, com produção de Shirley Maclane. A Curadoria e Oficina Audiovisual Cinema, Mídia Móvel e Meio Ambiente leva assinatura de Gustavo Jardim; registro fotográfico de Tatiane Bispo; e assessoria de comunicação e designer de Goretti Nunes. Vânia Coelho responde pela interpretação em Libras.A Mostra é um projeto cultural realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio da Prefeitura Municipal de Ipatinga, Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, e através do Fundo Municipal de Cultura. O evento conta com a parceria do 4 Folhas Audiovisuais e da Associação Ambientalista Samambaia – Asas do Bom Jardim.
Goretti Nunes