CNN Brasil – Os Ministérios das Relações Exteriores e da Cultura emitiram uma nota conjunta nesta segunda-feira (6) para parabenizar Fernanda Torres pela conquista do Globo de Ouro 2025 na categoria de Melhor Atriz de Drama, com o filme “Ainda Estou Aqui”.
“Esse mais novo reconhecimento internacional ao cinema brasileiro, além de ressaltar o talento de Fernanda Torres, demonstra que o Brasil possui produções cinematográficas da mais alta qualidade e realça a importância da promoção cultural brasileira de forma estratégica no exterior”, disseram os ministérios.
As pastas celebraram ainda o fato de Fernanda Torres ser a primeira brasileira a conquistar o prêmio. Para os órgãos, o prêmio recebido pela atriz “contribui para maior divulgação do cinema nacional no exterior”.
Ainda foram relembradas outras conquistas de filmes brasileiros, como a Palma de Ouro ao filme “O Pagador de Promessas”, no Festival de Cannes de 1962; e do Globo de Ouro ao filme “Central do Brasil”, em 1999.
Nesta segunda-feira (16), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também celebrou a vitória de Fernanda Torres.
“Emocionante. Fernanda Torres é orgulho do Brasil. Melhor Atriz em Filme de Drama no Globo de Ouro pela sua grande atuação no filme Ainda Estou Aqui. Como ela mesma diz: ‘A vida presta’. Parabéns, Fernanda Torres”, escreveu Lula nas redes sociais.
Em dezembro passado, o presidente e a primeira-dama, Janja da Silva, posaram para foto ao lado da atriz, em Brasília. À época, Lula declarou torcida pela brasileira na disputa pelo Globo de Ouro.
A conquista
No último domingo (5), a intérprete de Eunice Paiva bateu concorrentes como Angelina Jolie por “Maria Callas” e Nicole Kidman por “Babygirl“.
Com a vitória, Fernanda Torres aumenta suas chances de competir na categoria de Melhor Atriz no Oscar 2025.
Em seu discurso, ela agradeceu ao diretor Walter Salles, ao marido Andrucha Waddington e aos filhos. Surpresa, começou dizendo: “Meu Deus, eu não preparei nada, não sabia se estava pronta. Este foi um ano extraordinário para as atrizes. Há tantas aqui que eu admiro profundamente.”