Vale do Aço – Uma pesquisa feita pela Adesiap Minas permite visualizar os bons resultados gerados na Feiraço 2024, que ocorreu entre os dias 15 e 18 de maio. A Feiraço é uma realização da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Ipatinga (Aciapi), da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ipatinga e do Sebrae, em parceria com a administração municipal. Neste ano, contou com o apoio do Governo de Minas, da Adesiap e da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge).
O intuito da pesquisa foi compreender a opinião dos expositores a respeito da feira, avaliando os resultados obtidos em termos de satisfação e retorno comercial.
No total, 88 expositores foram entrevistados. Dentre eles, 60,2% já haviam participado de outras feiras de negócios, enquanto 39,8% participaram de um evento desse tipo pela primeira vez.
Ao serem questionados sobre a avaliação da participação na feira, 67,0% consideraram a experiência ótima, 30,07% avaliaram como boa e 2,3% como regular. Não houve registros de avaliações negativas, como ruim ou péssima.
Resultados
Além disso, 73,9% dos entrevistados afirmaram que os resultados envolveram tanto relacionamentos quanto negócios, 17,0% indicaram que os resultados foram exclusivamente em negócios, e 9,1% relataram obter somente relacionamentos.
Dos expositores que relataram ter obtido resultados em negócios (83%), 94% apontaram que esses resultados foram a aquisição de novos clientes, 1% mencionou novos fornecedores e 5% relataram ter obtido ambos.
De acordo com as declarações dos próprios participantes, foi estimado um montante total de R$ 7.041.290,00 em negócios, o que destaca a importância da Feiraço para Ipatinga. Questionados sobre as expectativas de negócios pós evento, em relação ao crescimento esperado nos quatro meses seguintes da realização da feira, estimou-se uma receita bruta de R$ 26.777.000,00.
Próxima edição
A respeito do interesse em participar da Feiraço 2025, 97,7% dos expositores afirmaram que possuem interesse e somente 2,3% declararam que não. Isso reforça o sucesso e a relevância do evento para o desenvolvimento econômico e social.
Avaliação positiva
O presidente da Aciapi, Luís Henrique Alves, pontuou que os resultados revelaram uma avaliação positiva por parte dos expositores. “A pesquisa deixa ainda mais evidente como a feira é essencial para o desenvolvimento econômico da cidade. Trata-se de uma oportunidade para que as empresas gerem ainda mais negócios”.
Já o presidente da CDL de Ipatinga, Cláudio Zambaldi, relatou que a feira cresce a cada ano. “Ela reúne diversos empresários que, além de fazer networking, discutem sobre novos investimentos. Tenho certeza que a próxima edição terá ainda mais novidades e expositores, até porque já começamos as vendas dos estandes, que podem ser adquiridos por meio do número 31 3828-5151”, concluiu.