Ipatinga, MG – Foi assinado na manhã de segunda-feira (18/11) o Termo Aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2023-2025, que define um reajuste de 5,5% para os comerciários de Ipatinga. O novo piso salarial da categoria passa a ser de R$1.704,00. Com data-base em 1º de outubro, o reajuste, que deveria ter sido aplicado nos salários de novembro, será retroativo e pago em dezembro. A assinatura do acordo é resultado de intensas negociações entre o Sindcomércio Vale do Aço, representante patronal, e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Ipatinga (Seci), iniciadas em 31 de julho.
As reuniões foram marcadas por debates e análises detalhadas do cenário econômico. Inicialmente, o Seci havia proposto um reajuste de 13%, mas o Sindcomércio negociou um índice mais alinhado à realidade socioeconômica, resultando em 5,5%. Esse valor considerou indicadores como o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), acumulado em 4,60% nos últimos 12 meses, além da queda no desempenho do comércio e na geração de empregos formais de Ipatinga e região. Outras cláusulas econômicas também foram reajustadas, incluindo gratificação por quebra de caixa, abono salarial, prêmio do comissionista e valor do lanche. O plano de saúde passou por ajustes, assim como as bonificações por casamento e óbito.
Segundo o presidente do Sindcomércio Vale do Aço, José Maria Facundes, o acordo reflete um compromisso com a sustentabilidade do comércio e o bem-estar dos trabalhadores. “Foi um processo de intensas negociações, mas alcançamos um consenso que respeita as possibilidades do comércio local, garantindo um reajuste justo para os empregados e melhorias importantes em outras cláusulas econômicas.”