Três bibliotecas públicas, localizadas no Vale do Aço, acabam de ser requalificadas, com a conclusão da reestruturação física, além da entrega de novos mobiliários, livros e equipamentos. Nesses três equipamentos públicos foi finalizada a última etapa do Plano de Revitalização proposto pelo projeto Incentivo à Leitura, que também oferece capacitação dos profissionais que atuam nessas bibliotecas.
Mais de 2.700 itens, entre livros, jogos, móveis e equipamentos foram entregues às bibliotecas públicas municipais Geraldo Godinho, em Ipaba; Fernando Sabino, em Marliéria; e Raquel Pacífico Drumond, em Timóteo.
Os planos para a reestruturação dos locais foram elaborados pelos próprios servidores participantes do projeto e entregues às bibliotecas públicas escolhidas pelos gestores municipais. Neles, foram definidos os itens e intervenções necessárias, respeitando o teto de até R$ 210 mil por biblioteca, sendo a aquisição e execução das adequações realizadas pela Fundação Renova, responsável pela iniciativa.
A quantia pôde ser empregada em até quatro categorias: acervo (aquisição de livros); mobiliário e equipamento (mesas de leitura, estantes, computadores); capacitação (treinamento dos servidores das bibliotecas); e infraestrutura e acessibilidade (melhorias na infraestrutura, como acessibilidade, pequenos reparos elétricos e hidráulicos, instalação de equipamentos como ar-condicionado, lousas interativas, entre outros).
Em curso desde 2021, o projeto Incentivo à Leitura mobiliza mais de 100 funcionários municipais ao longo de toda a bacia do rio Doce. Ao todo, 32 bibliotecas serão revitalizadas e modernizadas, em municípios de Minas Gerais e do Espírito Santo. Até o momento, 31 bibliotecas foram revitalizadas e entregues aos municípios participantes nos dois estados, e a conclusão da última biblioteca está prevista para o segundo semestre de 2024.
Sobre o projeto
O projeto Incentivo à Leitura faz parte das ações de reparação e compensação às comunidades atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG). O objetivo é estruturar e implementar ações de modernização das bibliotecas públicas dos municípios atingidos, por meio da capacitação dos profissionais que atuam nesses espaços, da elaboração participativa de planos de revitalização e do fomento a ações de incentivo à leitura. Com a revitalização das bibliotecas, o projeto busca contribuir para o crescimento pessoal e o fortalecimento coletivo dessas comunidades.
Fundação Renova
A Fundação Renova foi instituída por meio do Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC) assinado após o rompimento da barragem de Fundão, em Mariana (MG), entre Samarco, suas acionistas Vale e BHP, e os governos Federal, de Minas Gerais e do Espírito Santo.